A importância da maturação das frutas na comercialização

 Diversas pesquisas no mundo mostram que a exposição da fruta com um grau de maturação ótimo na comercialização pode aumentar as vendas em até 33%. Tal adequação deixa os consumidores mais satisfeitos, pagando melhores preços, "fidelizando" o cliente e aumentando o lucro do comerciante. 
 Entretanto, isso, muitas vezes, não acontece. As frutas apresentam-se excessivamente verdes (com falta de maturação), portanto com falta da cor característica, pouco sabor (doçura) e aroma. Os comerciantes argumentam que a fruta colhida mais verde dura mais tempo na gôndola do supermercado. Na prática, a permanência da fruta mais verde (com falta de maturação) estende-se a ponto de não ser vendida, terminando por apodrecer, aumentando as perdas e os custos. O consumidor fica insatisfeito e não repete essa compra. Um bom manejo da maturação necessita de uma boa gestão profissional em toda a cadeia de produção, transporte e distribuição. 

3 etapas importantes:


 - Melhorar o ponto de colheita
 O comerciante deve se articular com o produtor (e este com seu técnico) para ajustar melhor o ponto de colheita, de tal forma que sua fruta tenha uma vida útil aceitável no transporte e distribuição, mas conservando ao máximo sua qualidade. Os critérios de colheita utilizados por alguns produtores levam à coleta de frutas com falta de maturação. É importante considerar que os açúcares e outros compostos que dão o sabor são sintetizados nos últimos estádios de maturação. Ao ser colhida ainda muito verde, esses açúcares não estarão ainda sintetizados na fruta, prejudicando o sabor.
 
 - Transporte adequado
Algumas técnicas de embalagem e transporte reduzem a degradação da fruta em trânsito. Estas técnicas visam principalmente reduzir a perda da umidade e a respiração da fruta, fatores que estão diretamente relacionados com sua vida útil. Entre elas estão as embalagens plásticas, uso de atmosfera modificada, atmosfera controlada, absorvedores de etileno, etc.
 
- Maturação antes da venda
Em determinadas frutas e situações, a maturação antes da venda, como a climatização (bananas) e desverdecimento (citros) realizada em câmaras especiais, pode melhorar a qualidade da fruta, atuando sobre o desenvolvimento da cor, suculência e sabor na hora da venda ao consumidor. Neste caso é importante o grau de controle sobre o etileno, sua concentração, tempo de exposição, temperatura e umidade. 
 
A observação dessas etapas no manejo da qualidade na cadeia integrada produção-distribuição permitirá oferecer ao consumidor frutas de alta qualidade, prontas para o consumo, "fidelizando" sua clientela. Com isso ganham produtores e comerciantes, deixando o consumidor mais satisfeito.



 
Veja Mais:

  • 13/10/2015 - Homem sobrevive 6 dias no deserto comendo formigas

  • 29/09/2015 - Rapaz é flagrado com 7 filhotes de periquitos para...

  • 22/09/2015 - Aprenda fazer arroz parbolizado em camadas

  • 16/09/2015 - Aprenda como fazer o queijo segundo mais consumido...

  • 25/08/2015 - Médico mantém criatório de cobras venenosas

  • 18/08/2015 - Plantações de cacau invadem floresta amazônica

  • 10/08/2015 - Tecnologia servirá para impulso da agricultura

  • 03/08/2015 - Comemorações do santo casamenteiro e padroeiro dos...

  • 27/07/2015 - Criação de coelhos pode produzir pele e carne

  • 20/07/2015 - Doenças podem ser diagnosticadas a partir de casco...

  • 14/07/2015 - Cavalo crioulo é símbolo no Rio Grande do Sul

  • 07/07/2015 - Belo Monte não pode ter licença para operar.

  • 30/06/2015 - 14 filmes inesquecíveis

  • 23/06/2015 - Origem da Festa Junina

  • 16/06/2015 - Com preço barato, se torna querida dos consumidore...

  • 09/06/2015 - Pesquisa avalia emissão de metano por bovinos

  • 02/06/2015 - Avocado de Bauru - SP faz sucesso no exterior

  • 26/05/2015 - A importância da maturação das frutas na comercial...

  • 19/05/2015 - Abelhas desaparecendo. Qual o motivo?

  • 12/05/2015 - Irrigação sem gastar energia e combustível

  • 05/05/2015 - Como lucrar com a venda da carne ou de animais viv...

  • 28/04/2015 - O desafio da água na agricultura Brasileira

  • 22/04/2015 - Cuidados no transporte dos animais

  • 14/04/2015 - A Carne mais saborosa e mais cara do mundo

  • 07/04/2015 - Mosca do Berne pode causa grandes prejuízos a cria...

  • 31/03/2015 - Vida de peão de rodeio exige determinação e corage...

  • 24/03/2015 - Biotecnologia e a perseveração da água

  • 17/03/2015 - Cavalos idosos recebem tratamento especial

  • 10/03/2015 - Servida de manhã aos boiadeiros de MS

  • 03/03/2015 - Bovinos e emissão de gás metano

  •  
    Desenvolvido por